Yoga: 6 benefícios para a sua saúde física e mental

Procura unir o corpo, a mente e o espírito?

Então saiba que o Yoga permite a conectar-se com a sua verdadeira essência! Mais do que manter o seu corpo em forma, pretende-se que o faça de forma presente e com uma consciência do “agora”. Isto traz várias vantagens para si e para a sua saúde a curto prazo.

A pensar em si, preparamos uma lista com os principais benefícios desta atividade para a sua saúde física e mental:

1. Aumenta a flexibilidade
Sabia que a flexibilidade é um fator importante na prevenção e recuperação de lesões causadas por desgaste ou rompimento muscular? A maioria das pessoas permanecem sentadas durante longos períodos numa postura incorreta e, por isso, é comum a flexibilidade das pernas ficar comprometida e dificultar atividades tão simples como levantar-se ou caminhar. Os exercícios para a flexibilidade permitem uma maior abrangência de movimentos corporais, facilitando as tarefas diárias. Agradeça-nos depois!
 

 2. Melhora a força
O treino de força ajuda na redução de massa gorda, no aumento da massa magra e melhora o equilíbrio. Também atrasa a atrofia muscular, auxilia na manutenção do tecido ósseo e melhora o sistema cardiovascular. As posturas de Yoga fortalecem todos os músculos do corpo e,  quando praticadas de forma equilibrada, também proporcionam relaxamento. Ou seja, consegue o melhor dos dois mundos numa só modalidade!


3. Melhora a digestão
Sim, leu bem. Melhora a digestão! A indigestão pode ser causadora de inúmeros desconfortos, como inchaço e dores abdominais. A combinação dos exercícios físicos, técnicos e mentais do Yoga ajudam a equilibrar o sistema digestivo. Muitas posições reequilibram os órgãos abdominais através de um massagem leve que beneficia o metabolismo, como a gomukhasana, a malasana e a garbhasana. A prática destas posições aliada a uma alimentação equilibrada é a chave de sucesso para a sua saúde digestiva: namasté!
 

4. Promove a concentração
Quantas vezes sentiu dificuldade em manter-se concentrado a realizar as suas tarefas? Nós sabemos como é! Para executar as posturas de Yoga de forma correta é necessário manter-se concentrado nos movimentos corporais. Desta forma, estará a trabalhar a sua concentração e poderá chegar a um estado de atenção plena ao qual chamamos mindfulness.
 

 5. Favorece a qualidade do sono
Já acordou com mais cansado do que quando foi dormir? Ou, apesar de sentir sono, a insónia não o deixou dormir? Leia com atenção: o descanso é primordial para o bom funcionamento de todo o organismo. A prática regular de Yoga ajuda a controlar a azáfama da mente e a ter domínio sobre si mesmo. A meditação está ligada a esta prática e é essencial para conseguir o relaxamento desejado (saiba mais aqui).
 

 6. Ajuda a sentir-se feliz
Parece-lhe estranho? A explicação é simples! Todos, de forma geral, procuramos continuamente a felicidade. Mas, muitas vezes, o impedimento está na baixa produção de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina. Estes atuam na regulação do humor, sono, ritmo cardíaco, funções cognitivas, entre outros. A prática de Yoga regula os níveis de serotonina, dopamina, endorfina e ocitocina, ajudando a equilibrar o humor, a estimular o cérebro a completar tarefas e a reduzir a ansiedade. Para além disso, é uma modalidade praticada em grupo. Realizar atividades em conjunto pode ser muito vantajoso no combate da solidão e depressão (saiba mais sobre os benefícios de aulas de grupo aqui).
 

A prática regular de Yoga traz o equilíbrio que falta na sua saúde física e mental.

            Como vê, o Yoga é extremamente vantajoso para os seus praticantes. Mais do que uma atividade, é uma filosofia de vida, bem-estar e saúde. Aliado a uma alimentação saudável e descanso regulado pode melhorar o seu quotidiano e o de quem o rodeia.

Quer aproveitar todos os benefícios do Yoga sem fidelização? Consulte o nosso mapa de aulas aqui e comece já a cuidar de si!

Voltar Artigo Seguinte Artigo Anterior